© Desenvolvido por: Lucas Vieira Santos
Tecnólogo em Gestão Pública

PROGRAMAS E POLÍTICAS

O Projeto Educação Gaúcha Conectada, com o apoio do BNDES, Fundação Lemann e suporte técnico do CIEB, tem por objetivo apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.
Fonte da imagem: Setor de Projetos 
No âmbito da Iniciativa BNDES Educação Conectada, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o suporte técnico do Centro de Integração para a Educação Brasileira (Cieb), o projeto Educação Gaúcha Conectada conjuga esforços entre os federados para avançar na implantação do Programa Federal de Inovação Educação Conectada. No Rio Grande do Sul, o projeto contempla as redes municipais e estadual de ensino fundamental e médio, nos municípios de Cachoeira do Sul e Santa Maria.
 
Escolas Contempladas: EMEF Dinah Néri Pereira, EMEF Getúlio Vargas, EMEF Maria Pacicco de Freitas, EMEF Mário Godoy Ilha, EMEF Manoel Carvalho Portella
 
Saiba mais : Material Informativo
 
Conheça o Portal do Projeto: Acesse aqui

O Programa Educar pra Valer, da Associação Bem Comum, foi instituído no ano de 2018 com o intuito de contribuir para a alfabetização das crianças e buscar a melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, de modo a atingir as médias nacionais indicadas pelo IDEB, conforme determinam as Metas 5 e 7 do Plano Municipal de Educação, Lei Municipal No 4.404/2015.

Fonte da imagem:  Setor de Projetos Educacionais
A Comissão Municipal para o Desenvolvimento da Educação do Campo – COMDECampo, tem por finalidade propor, acompanhar e assessorar a construção de políticas públicas no âmbito da Educação do Campo. Em 2017, por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, um grupo de profissionais constituído por diversos segmentos da sociedade civil começam a dialogar, pensar,  refletir  e propor ações sobre a educação do campo no/do município.

FORMAÇÃO

CONTINUADA

Projeto de Formação Continuada para os profissionais da Educação.

A SMEd, através da Diretoria Pedagógica, promove, anualmente, encontros de formação continuada em serviço para professores das diferentes etapas e modalidades da educação básica; para gestores escolares; monitores que atuam na faixa etária de 0 a 3 anos; profissionais de apoio; professores do AEE (Atendimento Educacional Especializado) e para os manipuladores de alimentos. Os profissionais recebem certificação, expedida pela SMEd, de acordo com a participação nos encontros.

 

Confira a carga horária total de formação continuada oferecida pela SMEd:

Confira o cronograma dos encontros de formação continuada - 2019
Créditos da imagem : Lucas Vieira

Curso de Formação Continuada em Gestão Escolar - 2018:

Curso de Formação Continuada em Gestão Educacional e Escolar - 2019/2020 :

Objetivo Geral do Curso: Promover a formação continuada para gestores escolares, professores, conselheiros do Conselho Municipal de Educação e técnicos em educação, no âmbito da gestão educacional/escolar.​                                                                               
                                                                                                                                                   Confira o Edital aqui

JEMCS - Jogos das Escolas Municipais de Cachoeira da Sul,

Objetivo geral:  Promover a Educação Física em âmbito escolar, mobilizando os profissionais da área e estimulando os estudantes à prática regular de esportes, visando um desenvolvimento físico mais harmônico e equilibrado, a preservação da saúde e a melhoria das capacidades físicas básicas, buscando ainda a demonstração de suas potencialidades atléticas, bem como, o aprimoramento dos seus valores sócio-emocionais. 

Projeto Alimentação Saudável - Plante esta ideia

O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com o intuito de promover no contexto escolar ações relacionadas a alimentação, saúde e nutrição. A horta escolar é um laboratório vivo de aprendizagem e os estudantes têm a oportunidade de participar ativamente dos processos de produção das mudas, da colheita e do preparo dos alimentos. No entanto, a comunidade escolar é envolvida no cultivo de hortaliças, temperos e chás nas hortas escolares e domésticas.